Thiago Monteiro luta, mas cai nas quartas de final do Rio Open
Em jogo de três sets, Thiago Monteiro acabou sendo superado nas quartas do Rio Open. Assim como 2017, esta foi a melhor campanha do cearense no torneio, e acabou sendo derrotado por Sebastian Baez por 6-4, 1-6 e 6-2. Por vaga na decisão, vai enfrentar outro argentino – Francisco Cerundolo.
Thiago Wild e João Fonseca são mais dois tenistas da casa que buscam seguir fazendo história na décima edição e enfrentam Cameron Norrie e Mariano Navone respectivamente por lugar entre os últimos quatro do evento.
Em parcial de uma única quebra conquistada no quinto game, Baez saiu na frente no marcador com 6-4 em quase 50 minutos. Monteiro encerrou o set com o dobro de erros não forçados e quase metade de winners contra o argentino.
Com o roteiro diferente do primeiro set, o cearense conseguiu se impor melhor e abriu 5-0 em cerca de meia hora. Baez enfim saiu do zero, mas não foi suficiente com Thiago fechando a parcial com ace na sequência e empatando o jogo. Neste momento, o brasileiro cometeu apenas um terço de erros não forçados – quatro a 12 – e venceu 91% dos pontos com o primeiro saque.
No terceiro set, Monteiro começou embalado e voltou a ser o tenista a conquistar a primeira quebra, mas perdeu a vantagem no game seguinte. Mais sólido, Baez venceu quatro dos cinco games seguintes e abriu 5-2. O argentino seguiu pressionando o saque do tenista da casa e chegou ao primeiro match point no oitavo game e fechou com bela paralela.