Tenista mais velho do Mundo é ucraniano e tem 98 anos: «Acabem a guerra, quero jogar ténis!»

Tenista mais velho do Mundo é ucraniano e tem 98 anos: «Acabem a guerra, quero jogar ténis!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 7, 2022
Foto: Daniel Kopatsch

Leonid Stanislavskyi é um exemplo de resiliência para todas as pessoas no Mundo. Estamos a falar de um homem de 98 anos que é considerado oficialmente o tenista mais velho do Mundo. O valente Leonid resistiu à Segunda Guerra Mundial, onde ajudou, enquanto engenheiro, a construir aviões soviéticos para combater os nazis, e agora vê-se fechado na sua casa em Kharkiv a tentar resistir à invasão russa.

“Sobrevivi à Segunda Guerra Mundial e vou sobreviver a esta guerra. Nunca pensei que ia passar por isto tudo outra vez. Quando Putin começou a juntar o exército na nossa fronteira, nunca acreditei que uma invasão fosse acontecer. Mas Putin fê-lo e um massacre está a acontecer neste momento”, afirmou, em declarações citadas pelo site da ITF.

Stanislavskyi que dá sempre que falar nos torneios seniores que disputa, deixa um apelo sentido e não esquece… o ténis. “Jovens, mulheres civis e crianças estão a morrer. Putin e o Mundo, por favor parem a guerra. Digam não à guerra. Eu estou em casa, não posso sair e há barulho de explosões em todo o lado. Acabem a guerra, quero jogar ténis! O Unicourt Tennis Club e o Superior Tennis Club estão fechados. A guerra é uma vergonha. Vamos viver e jogar ténis. Tenho de chegar ao meu 100.º aniversário”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt