Swiatek relembra o momento em que soube do doping: "Reação muito violenta"

Swiatek relembra o momento em que soube do doping: “Reação muito violenta”

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 8, 2024

Iga Swiatek jamais esquecerá o momento em que foi notificada de que havia testado positivo em um controle antidoping. A número 2 do ranking da WTA voltou no tempo para reviver essa situação, revelando como tudo aconteceu.

“Foi uma reação muito violenta, um misto de incompreensão e pânico. Chorei muito. Normalmente, quando algo é notificado aos jogadores, isso ocorre por e-mail, então pensei que era algo comum, mas era algo muito mais sério. Não consegui terminar de ler o e-mail porque estava completamente tomada pelas lágrimas. As pessoas que estavam comigo disseram que minha reação foi como se alguém tivesse morrido. Fico feliz por não ter estado sozinha naquele momento”, relembrou.

Leia também:

– Retrospectiva 2024: cinco tenistas que mais decepcionaram no circuito WTA
– Bia Haddad revela história curiosa antes da conquista do primeiro título na carreira
– Bia Haddad projeta futuro e revela objetivos para 2025: “Pronta para ganhar um Grand Slam”

Swiatek explicou ainda que a sua capacidade econômica fez diferença na defesa. “O fato de estar à vontade fez com que eu reunisse pessoas ao meu redor para me ajudar. Contratei um advogado norte-americano especialista nesse tipo de caso. Ajudou-me ter ganho muito dinheiro e poder gastá-lo na minha defesa sem hesitar. Sei que muitos esportistas não têm essas oportunidades e acho que isso pode ser um fator decisivo, porque eu paguei por todo o processo, que custou cerca de 90 mil dólares”, confessou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt