Swiatek joga muito, bate Sabalenka nas semis do Finals e pode terminar o ano como número 1

Swiatek joga muito, bate Sabalenka nas semis do Finals e pode terminar o ano como número 1

Por José Morgado - novembro 6, 2023
swiatek sabalenka finals
Divulgação/GNP Seguros WTA Finals Cancun

Iga Swiatek, de 22 anos, se classificou neste domingo (5) para uma das grandes finais que ainda lhe faltava, a do WTA Finals, e vai disputar nesta segunda-feira (6) não apenas o troféu mais importante do circuito feminino… mas também a liderança do ranking mundial.

A polonesa derrotou nas semifinais a belarussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, por 6-3 e 6-2, com uma das suas melhores exibições de toda a temporada em partida que iniciou no sábado e foi interrompida pela chuva. Esta foi a décima vitória seguida de Swiatek, que vinha de um título no WTA 1000 de Pequim, o seu último torneio antes do Finals.

Caso vença o título nesta segunda-feira, a polonesa retorna a liderança do ranking mundial. Swiatek enfrenta na decisão a número 5 do mundo Jessica Pegula. Ela lidera o confronto direto por 5-3, mas a norte-americana venceu dois dos três duelos de 2023, incluindo o último, nas semifinais de Montreal.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt