Svitolina sofre muito, recupera de dois breaks de desvantagem no terceiro set mas segue para os ‘oitavos’
Elina Svitolina, número sete mundial, protagonizou uma vitória que certamente a deverá encher de confiança. A tenista ucraniana precisou de trabalhar e sofrer muito mas derrotou a chinesa Shuai Zhang com os parciais de 4-6, 6-4 e 7-5, garantindo um lugar nos oitavos de final do Open da Austrália.
Svitolina foi assistida várias vezes na zona do pescoço/ombro direito e em todo o jogo nunca se mostrou confortável em contrariar o estilo de jogo muito consistente da adversária. No terceiro set, Zhang chegou a liderar por 3-0 com dois breaks de vantagem, ainda assim, a tenista de 24 anos foi capaz de recuperar mas ainda apanhou um susto. Serviu para fechar a 5-3, no entanto, viu fugir a vantagem mas conseguiu, contudo, fechar uma vitória muito difícil, após quebrar o saque no 12.º jogo.
Na luta por um lugar nos quartos de final (o seu melhor resultado em torneios do Grand Slam), Svitolina vai medir forças frente à vencedora do confronto entre Elise Mertens e Madison Keys.
Quem também se apurou para a próxima fase foi Anastasija Sevastova. A jogadora da Letónia, 12.ª cabeça-de-série, despachou a chinesa Qiang Wang por 6-3 e 6-3 e vai agora defrontar Naomi Osaka, que sofreu (e de que maneira) para se qualificar.