Svitolina perde para belarussa em Madrid e não a cumprimenta no final

Svitolina perde para belarussa em Madrid e não a cumprimenta no final

Por José Morgado - abril 26, 2023

Madrid, Espanha – De retorno ao circuito nas últimas semanas após ter sido mãe pela primeira vez em outubro, a ex-top 3 mundial Elina Svitolina continua competitiva, mas as vitórias para já não aparecem. Depois de cair na primeira rodada do Oeiras Ladies Open, na semana passada, num jogo em que chegou a ter match point diante de Clara Tauson, a medalhista de bronze olímpica de Tóquio foi derrotada novamente na primeira rodada, desta vez no WTA 1000 de Madrid, em Espanha.

A ucraniana caiu diante da belarussa Aliaksandra Sasnovich, número 47 do mundo, por 6-4 e 7-5 — depois de até ter comandado por 3-1 no segundo set — e no final do jogo cumpriu aquilo que tem dito: não vai cumprimentar nem russas, nem belarussas tendo em conta a invasão russa apoiada pela Belarus ao seu país.

Uma das principais figuras do esporte ucraniano, Svitolina tem tido opiniões fortes sobre a participação de atletas russos e belarussos em competições internacionais.

Svitolina garante não falar com russos e bielorrussos e arrasa ATP e WTA

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt