This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Svitolina incrédula: «Há quem me pergunte se a guerra na Ucrânia ainda continua…»
Elina Svitolina viveu um 2022 que foi do pior ao melhor. A ucraniana viu o seu país ser invadido pelas forças russas mas também celebrou o nascimento do seu primeiro filho, tudo isto enquanto se afastou dos courts. Agora vai preparando o regresso, mas tem noção de que será um desafio, como confessou ao The New York Times.
UM 2022 DE EXTREMOS
É curioso. O ano mais horrível devido à guerra também foi o mais feliz. Demos os bem-vindos ao nosso primeiro bebé em outubro. Foi uma mistura de tudo, mas agora estamos aqui, e para mim o mais importante é fazer o possível a cada dia. Agora o objetivo é que a população ucraniana possa ter um pouco de luz na sua vida.
SOFRIMENTO COM A GUERRA
Aqui na Europa há quem me pergunte se a guerra na Ucrânia ainda continua… Isto foi duro de ouvir. Tenho amigos muito próximos e família na Ucrânia e sei o que estão a passar. O inverno é muito duro. Faz muito frio e por vezes não têm água quente ou electricidade. A minha avó vive em Odessa, no 13.º andar, e tem de subir as escadas porque não pode usar o elevador. Às vezes nem sequer há luz.
REGRESSO À COMPETIÇÃO
Não toquei numa raquete durante sete meses. Queria desligar completamente do ténis. Fartei-me por tudo o que aconteceu no fim de fevereiro, sentia demasiados nervos, demasiada pressão. Os torneios que joguei foram demasiado para mim a nível mental, então fiquei feliz por desligar. O objetivo é voltar, mas sei que não me vou arrepender de ter tirado este descanso. Vou tentar estar pronta para o verão, mas não quero precipitar as coisas. Tenho de ser muito forte para voltar ao circuito porque agora o ténis é muito físico.
- Categorias:
- WTA