Sousa volta a ceder para Wawrinka na estreia em Wimbledon
João Sousa, número um português e 46.º colocado do ranking mundial, foi eliminado ao final da tarde desta segunda-feira na primeira ronda de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam do ano disputado sobre relva do All England Club, em Londres. O vimaranense de 26 anos cedeu na estreia perante o suíço Stan Wawrinka, número quatro ATP, por 6-2, 7-5 e 7-6(3).
Numa reedição da ronda inaugural da edição transata do torneio mais prestigiado do Mundo, Sousa ofereceu excelente réplica ao campeão de Roland Garros, mas acabou por ceder em 1H48 de embate. O português subiu significativamente o nível de jogo nos dois últimos parciais e chegou a estar muito perto de vencer tanto o segundo como o terceiro set. No entanto, Wawrinka acabou por ser superior nos momentos importantes.
Com esta derrota, João Sousa fica em desvantagem no confronto direto por 3-0 frente a Stan Wawrinka, que hoje se exibiu intocável no capítulo do serviço (alinhou 25 ases e não enfrentou qualquer ponto de break). O jogador nacional já havia sido derrotado pelo suíço na ronda inaugural de Wimbledon 2014 em três partidas e, mais recentemente, no torneio de Madrid deste ano, em dois sets muito equilibrados.
Apesar do desaire na ronda inaugural, João Sousa mantém-se em Wimbledon para disputar a variante de pares. O português, a jogar ao lado do colombiano Santiago Giraldo, encara na eliminatória inicial o par composto pelo croata Mate Pavic e o neozelandês Michael Venus.