Sousa sobre título de campeão nacional absoluto: «Este vai para a minha vitrine de troféus especiais»
João Sousa, número um português e 59.º do ranking mundial ATP, conquistou pela primeira vez na sua carreira o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto 2017, ao derrotar o jogador da casa Daniel Rodrigues na final, por 6-3 e 6-1. Em conferência de imprensa, o vimaranense está naturalmente feliz por saído vencedor.
“Há sempre um carinho especial em vencer títulos. Hoje consegui jogar a bom nível e estou muito contente por ser o novo campeão nacional. O meu objetivo desde o início era esse mesmo, vim cá para tentar vencer. Não foi fácil, depois de uma ronda em que não joguei tão bem consegui jogar a um bom nível e hoje foi um bom encontro”, começou por dizer Sousa, que vai guardar este troféu especial em Guimarães.
“Tenho uma vitrine em casa com todos os troféus especiais da minha carreira e obviamente que vai para lá, para um cantinho, em Guimarães”, confessou o pupilo de Frederico Marques, que, no setor feminino, viu a sua conterrânea Francisca Jorge ser campeã nacional absoluta.
“Tive a oportunidade de ver um bocadinho um jogo dela. As pessoas de Guimarães são muito bairristas e é muito bom ter dois atetas campeões nacionais, tanto no setor masculino como no feminino. Acho que nunca tinha acontecido. Pelo menos em Guimarães de certeza que não e portanto é ótimo. Há que continuar a trabalhar para fazermos grandes coisas nas nossas carreiras. É ótimo também para a cidade”, sublinhou o número um nacional, que sai satisfeito da Beloura Tennis Academy.
“Independentemente do nível, o importante é vencer e venci. Se calhar no primeiro dia foi mais exigente, para me adaptar, mas depois consegui jogar um bom ténis. Penso que as pessoas que estiveram aqui presentes conseguiram assistir a um bom nível de ténis, tanto da minha parte como da do Daniel. E isso é importante, que as pessoas comecem a desfrutar mais o ténis e a conhecer mais a modalidade”, disse João Sousa.
Com este título no bolso, João Sousa vai agora de férias para, logo depois, começar a preparar a época de 2018 no circuito principal ATP.
Fotografia: Jorge Cunha/AIFA