Sousa supera Paire e avança aos ‘quartos’ em Valência
João Sousa, recentemente eliminado na primeira ronda em Xangai e Moscovo, treina desde os 15 anos em Barcelona, mas foi na cidade espanhola de Valência que o número um português avançou esta quinta-feira para os quartos de final de um torneio ATP World Tour pela sexta ocasião em 2015. O vimaranense, 46.º classificado do ranking mundial, superou o francês Benoît Paire, 21.º colocado, por 6-3, 2-6 e 6-3.
Num encontro pautado por altos e baixos e muitas oscilações no marcador, foi Sousa quem conseguiu aplicar um jogo mais sólido e manter o discernimento nos momentos mais importantes para conquistar, em 1h46, uma das melhores vitórias do ano e da carreira. Na terceira partida, o pupilo de Frederico Marques não sofreu mesmo qualquer ponto de break, registando, no total, 61% de pontos ganhos com o primeiro serviço.
Nos quartos de final realizados esta sexta-feira, João Sousa terá pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, responsável pela eliminação do australiano Bernard Tomic e número 37 da tabela classificativa. Sousa e Cuevas vão reeditar a final de Bastad, na Suécia, de 2014, na qual o sul-americano saiu por cima, mas o português já venceu nos oitavos de final em Kuala Lumpur, na Malásia, há dois anos, sagrando-se depois campeão do torneio.
Esta temporada, Sousa, a disputar o penúltimo evento de 2015, já havia atingido os quartos de final em cinco cidades diferentes: Montpellier, Genebra, Umag, Gstaad e São Petersburgo.