Sousa não resiste a Monfils e perde na 1.ª ronda de um Masters 1000 apenas pela 2.ª vez em 2016
João Sousa, número um português e 36.º colocado do ranking mundial, ficou esta terça-feira pelo caminho na primeira ronda do ATP Masters 1000 de Toronto, no Canadá, naquela que é a apenas a sua segunda derrota na primeira ronda de um torneio desta categoria em 2016, depois de Indian Wells. Em Miami (3.ª ronda), Monte Carlo (2.ª ronda), Madrid (quartos-de-final) e Roma (2.ª ronda), o vimaranense superou sempre a etapa inaugural.
Em Toronto, Sousa acabou por não conseguir oferecer grande réplica ao francês Gael Monfils, número 14 ATP e vindo do título mais importante da carreira, no domingo, em Washington, e acabou derrotado por 6-3 e 6-3, em 1h11, num duelo onde o nome do vencedor acabou por nunca estar verdadeiramente em causa.
Sousa entrou mal, perdendo os quatro primeiros jogos em apenas 13 minutos, mas conseguiu recompor-se para oferecer alguma luta ao francês, mas acabou por cometer muito mais erros não forçados do que é hábito (37) – protagonizando uma estratégia de jogo agressiva em que procurou punir todas as bolas curtas de Monfils – e viu o seu serviço falhar-lhe em momentos chaves, cometendo oito duplas faltas, a última… para perder o encontro.
Para Sousa, seguem-se agora os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, certame máximo do desporto mundial no qual o melhor tenista português de todos os tempos vai participar pela primeira vez na carreira. A prova arranca a 6 de agosto.