Sousa dá a volta rumo à final
João Sousa está na final de Umag! O melhor tenista português de todos os tempos derrotou este sábado o amigo Roberto Bautista-Agut para alcançar a final do Konzum Croatia Open Umag, torneio da categoria ATP 250 disputado na terra batida dessa cidade dos Balcãs.
O encontro parecia estar a começar da melhor maneira para o português, com João a dispor de três break-points no início da primeira partida. Esse jogo inaugural pode, de facto, resumir a sua prestação nesse set; o tenista vimaranense não converteu nenhum deles e viria a desperdiçar mais cinco(!) durante o parcial. E como quem não marca, sofre, Bautista Agut, à segunda oportunidade (a primeira havia sido o ponto anterior), converte o segundo ponto de quebra de serviço para se adiantar a 6-4 ao cabo de quase uma hora de jogo.
O número um nacional podia ter acusado a perda do primeiro set, mas João voltou a mostrar porque razão é apelidado de guerreiro: mais seguro no segundo parcial, o tenista radicado em Barcelona conseguiu (finalmente) quebrar o serviço do espanhol, no quinto jogo e ao décimo break-point, e fez o duplo break em branco logo a seguir, alcançando rapidamente uma vantagem de 5-2. A servir para igualar a contenda, e naquele que foi provavelmente o jogo mais emocionante do encontro, os dois tenistas “invertem os papéis” e o atual 22º tenista mundial desperdiça cinco oportunidades para recuperar uma das quebras antes de Sousa, ao terceiro set-point, fazer o 6-2 e levar o encontro a uma terceira partida.
Na “negra”, parecia que a história se estava a repetir: o nosso tenista volta a desperdiçar um triplo ponto de break logo no jogo inaugural, e tem de novo outros três no sétimo jogo do parcial. É aí que a história mudou: o único tenista luso na lista de vencedores de torneios ATP de singulares conseguiu adiantar-se a 4-3 e, apesar de ainda ter desperdiçado os primeiros dois match-points, um lob perfeito em resposta a um amortie de Bautista Agut dá a João Sousa a sua segunda final da temporada (depois de Genebra) e quinta da carreira.
João enfrenta agora o vencedor do embate entre Gäel Monfils e Dominic Thiem em busca do seu segundo troféu de campeão da carreira. O vimaranense já assegurou uma subida de nove posições, para o 42º posto, nos Emirates ATP Rankings.