Sousa coloca Portugal em lugar de apuramento para a ATP Cup

Sousa coloca Portugal em lugar de apuramento para a ATP Cup

Por José Morgado - julho 30, 2019
Joao-Sousa

O ATP Tour apresentou nos últimos meses uma nova prova de seleções masculinas, que pretende fazer concorrência à Taça Davis. Nas duas primeiras semanas de janeiro, na Austrália, 24 seleções vão lutar pelo título de uma prova que, apesar de ser coletiva, vai entrar muitos pontos e muito dinheiro aos tenistas envolvidos.

Os critérios de qualificação para a ATP Cup são simples: cada nação qualifica-se através do ranking ATP do seu tenista mais bem colocado na hierarquia mundial, sendo que João Sousa, depois do seu último mês de qualidade, com oitavos-de-final em Wimbledon, quartos-de-final em Bastad e meias-finais em Gstaad, está agora dentro da zona de qualificação.

Portugal é o 20.º país com o jogador mais bem colocado no ranking ATP e se chegar nesta condição ao final do ano… garante lugar na prova. As 18 primeiras nações qualificam-se após o US Open, sendo que as outras seis só asseguram lugar dois meses depois, na atualização de ranking imediatamente antes das ATP Finals de Londres.

RANKING ATUAL DA ATP CUP

1. Sérvia

2. Espanha

3. Suíça

4. Áustria

5. Alemanha

6. Grécia

7. Japão

8. Rússia

9. Itália

10. África do Sul

11. Argentina

12. Croácia

13. Estados Unidos

14. Bélgica

15. França

16. Canadá

17. Austrália

18. Grã-Bretanha

(países que se apurariam em setembro)

19. Chile

20. Portugal

21. Polónia

22. Cazaquistão

23. Uruguai

24. Hungria

(países que se apurariam em novembro)

36. Brasil.

Top 3 de Portugal atualmente

(a ausência da foto de Domingues é responsabilidade do site do ATP Tour)

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt