Shelton acaba reinado de Fritz e alcança feito que acabou sempre... no topo do ranking

Shelton acaba reinado de Fritz e alcança feito que acabou sempre… no topo do ranking

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 15, 2024
shelton houston
Divulgação/Fayez Sarofim & Co. US Clay

Ben Shelton tem apenas 21 anos, mas já pode dizer que é o melhor tenista do seu país. É que Big Ben tornou-se oficialmente no número 1 norte-americano nesta segunda-feira, ao subir para o 14º posto do ranking da ATP, colocando um ponto final no reinado de Taylor Fritz, que ostentava esse status desde que ultrapassou Reilly Opelka em março de 2022.

Curiosamente, Shelton ocupa esse 14º lugar e é imediatamente seguido de Fritz e Tommy Paul na tabela, pelo que as mudanças podem ser constantes nas próximas semanas. No entanto, este fato já ninguém o tira a Shelton, que se torna apenas no sétimo a chegar ao topo do tênis norte-americano masculino antes de celebrar o 22º aniversário, juntando-se a Andre Agassi, Jimmy Connor, Jim Courier, John McEnroe, Andy Roddick Pete Sampras.

O que há em comum entre os seis tenistas citados acima? Todos eles acabaram mesmo por ocupar o posto de número 1 do mundo, pelo que fica essa indicação e responsabilidade para Shelton. De resto, o jovem talento torna-se também apenas no terceiro canhoto com este posto, depois de Connors e McEnroe.

Leia também:

 

Agora, Shelton vai certamente à caça do top 10, o seu próximo grande objetivo, algo que pode ser concretizado nas próximas semanas. É que o norte-americano tem apenas 100 pontos a serem descontados no resto da temporada de saibro, pelo que tem muita margem para melhorar quando está a 1.150 pontos do 10º lugar – ocupado por Grigor Dimitrov.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt