This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Serena: «Quase morri depois do nascimento da minha filha»
Pouco dada a queixumes, por estar, normalmente, demasiado focada em ultrapassar os obstáculos que se lhe atravessam num caminho nunca antes desbravado, Serena Williams anunciou o nascimento da sua filha, em outubro do ano passado, sem mencionar as complicações vividas no pós-parto.
Recentemente, em entrevista à CNN, a norte-americana de 36 anos abriu o jogo, admitindo ter corrido sérios riscos de vida depois da cesariana, tendo sido obrigada a passar por procedimentos cirúrgicos. Com a gravidez, Serena ficou impedida de tomar a medicação que tomava desde que sofreu uma embolia pulmonar, em 2010. Com o parto, o coágulo regressou.
“Quase morri depois do nascimento da minha filha”, começou por dizer, que ficou impedida de sair da cama nas seis semanas após o parto. “Por causa da tosse intensa, resultado da embolia, a cicatriz da cesariana abriu. Fiz nova cirurgia e os médicos encontraram um grande hematoma, um grande coágulo de sangue, no meu abdómen. Tive de voltar à sala de operações para impedir que o coágulo fosse para os meus pulmões”.
Serena garante ter estado nas melhores mãos, mas diz-se consciente de que nem todas as mulheres têm a mesma sorte. “De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, as mulheres negras nos Estados Unidos têm três vezes mais probabilidade de morrer durante a gravidez ou por causas derivadas do parto”.
“Mas não é um problema exclusivo dos EUA. Há milhares de mulheres em todo o mundo a sofrer para dar à luz, sobretudo nos países mais pobres. Quando têm complicações como as que eu tive, muitas vezes não têm medicamentos, instalações e médicos para as salvar, precisando de percorrer grandes distâncias no auge da gravidez”, alertou.
- Categorias:
- Fora de Linhas