Nuno Marques: «Segunda-feira pode ser feriado em Guimarães mas amanhã não»
Nuno Marques, selecionador nacional na Taça Davis, elogiou este sábado tanto João Sousa e Gastão Elias em relação ao nível que exibiram no compromisso de pares como também todo o apoio incansável do público. Em declarações em conferência de imprensa após o encontro, o capitão português apelou aos espectadores para continuarem a apoiar Portugal.
“Não é preciso eles jogarem mal, mas obrigam-nos a jogar no limite. Estamos bem. Amanhã precisamos do apoio. Segunda-feira pode haver feriado em Guimarães mas amanhã têm de estar connosco. Nós sentimos isso, estão sempre a puxar por nós. Faço esse apelo, claro”, disse Marques, que viu os dois melhores jogadores portugueses da atualidade sair derrotados em cinco partidas diante de Dominic Thiem e Alexander Peya.
“Nos dois primeiros sets jogaram um ténis muito elevado. Temos de estar três dias muito concentrados, muito focados e realmente é isso que vai ter de acontecer amanhã. E hoje foi um bocadinho isso, o Peya cresceu. Nos dois primeiros sets, viu-se que o Peya estava um bocadinho tenso. Eles [Sousa e Elias] estiveram muito bem, sempre muito corajosos e a um nível incrível. Acho que foram buscar muita estabilidade ao Thiem, que estava muito confiante”, confessou o selecionador.
Apesar de Portugal estar em desvantagem na eliminatória por 1-2, Nuno Marques ainda acredita no triunfo. “Precisamos de dar a volta e acreditamos que é possível. Agora parece mais uma montanha, mas vamos tentar recuperar e descansar. Amanhã é outro dia. Temos de estar muito orgulhosos. Sabemos que já não há grande margem como havia hoje”, rematou Marques.
Este domingo, a comitiva portuguesa precisa de ganhar os dois embates de singulares para não perder o confronto da primeira ronda do Grupo I da zona euro-africana. João Sousa vai defrontar Dominic Thiem, 14.º ATP, às 12 horas, ao passo que Gastão Elias mede forças com o esquerdino Gerald Melzer.