Sabalenka passa por Swiatek e é campeã em Madrid

Sabalenka passa por Swiatek e é campeã em Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 6, 2023
Bruno Alencastro/Bola Amarela

Abram alas para Aryna Sabalenka! A belarussa fez uma exibição de alto nível e venceu uma final emocionante do Mutua Madrid Open para conquistar o torneio pela segunda vez na carreira e derrotar a líder da hierarquia mundial, Iga Swiatek, de forma inédita no saibro.

Sabalenka levou a melhor com as parciais 6-3, 3-6 e 6-3 em 2h27, num jogo em que demonstrou que a instabilidade emocional ficou mesmo em 2022. Prova disso foi a forma como lidou com a terceira parcial, isto depois de dominar o primeiro set e de ver a polonesa impor a sua lei no segundo. Na hora do desempate, não houve máquina trituradora de Iga, com Sabalenka abrindo para 3-0… antes de a igualdade ser restabelecida. Mas Aryna voltou a fugir e ainda salvou um break point antes de fechar o jogo no quarto match point no serviço.

Trata-se do terceiro título da temporada, depois de Adelaide e Australian Open, isto em cinco finais disputadas. São 13 no total da carreira, ao passo que Swiatek perde a sua segunda final da temporada e apenas a quarta da carreira. Um resultado que deixa a luta pela liderança do ranking WTA mais animada e com Sabalenka mostrando que é mesmo um fator a ter em conta depois de Swiatek ter dominado a seu bel-prazer em 2022. A luta está bem viva!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt