Sabalenka: «Há uns anos ficava louca em court em todos os jogos mas isso mudou»
Abram alas à rainha Aryna Sabalenka! A bielorrussa sagrou-se campeã do Mutua Madrid Open, ao derrotar Ashleigh Barty numa grande final. Já com subida garantida para o 4.º lugar do ranking WTA, Sabalenka mostra ser uma força a ter em conta também na terra batida, algo com a qual a agora campeã de Madrid nem sequer sonhava há uns anos. Palavra da própria.
“Antes pensava demasiado nos courts de terra, pensava que esta superfície não era para mim e que ia ser muito difícil competir nestas condições por causa das trocas de bola muito longas. Tinha isso na cabeça. Este ano relaxei um pouco e simplesmente estou a mostrar o meu jogo, fico agressiva o tempo todo, aceitando que os pontos vão durar más. Só tenho de pôr algumas bolas extra em court, essa é a grande diferença. Seguramente algo mudou na minha cabeça nesta época de terra. Já não tenho medo desta superfície”, confessou a bielorrussa.
Sabalenka reconhece mesmo que a mentalidade mudou por completo, até mesmo na disposição que apresenta em campo quando as coisas não correm tão bem no pó de tijolo. “É evidente que é tudo diferente em piso rápido e terra. O ténis é um pouco diferente, há que ficar mais concentrada e mexer-me melhor. Física e mentalmente é muito mais exigente. Há uns anos ficava louca em court em todos os jogos mas isso mudou. Quanto mais experiência tens, melhor vais entendendo o que tens que fazer e o que podes controlar”, rematou.