Sabalenka brilha com exibição de gala e reconquista Australian Open

Sabalenka brilha com exibição de gala e reconquista Australian Open

Por José Morgado - janeiro 27, 2024
sabalenka campea 2024
Divulgação/WTA

A belarussa Aryna Sabalenka, de 25 anos, conquistou neste sábado o título do Australian Open pelo segundo ano consecutivo, ao fechar com chave de ouro uma quinzena perfeita, em que dominou toda a concorrência a caminho de novo sucesso em Melbourne Park… sem perder qualquer set! É o segundo título de Grand Slam da carreira de Sabalenka, que chegou pelo menos às semifinais dos últimos seis torneios Major.

Numa final que prometia, mas não teve grande história, Sabalenka, número 2 do mundo e que manterá essa posição depois deste torneio, derrotou a chinesa Zheng Qinwen, 15ª da WTA e com entrada garantida no top 10 após este torneio, por 6-3 e 6-2, num jogo resolvido em pouco mais de uma hora e no qual dominou por completo de início ao fim, ainda que estatisticamente o desequilíbrio não tenha sido assim tão grande, com a asiática acabando o duelo com claramente mais winners e apenas um pouco mais de erros não forçados.

O andamento do jogo foi, no entanto, de sentido único: Sabalenka quebrou no primeiro game de cada set e controlou as operações desde então sem pestanejar. Zheng não jogou mal, mas nunca pareceu totalmente à vontade na sua primeira final de Grand Slam. Melhores experiências virão certamente…

Leia também:

Sinner faz o impensável, elimina Djokovic e está na final do Australian Open
Djokovic deixa aviso à concorrência: “Esta derrota não significa o princípio do fim”
Final do Australian Open não tem Djokovic, Federer ou Nadal pela primeira vez desde… 2005

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com