Treinador recontratado por Rybakina está suspenso pela WTA e impedido de ter credenciais

Treinador recontratado por Rybakina está suspenso pela WTA e impedido de ter credenciais

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 3, 2025
vukov-rybakina

Apenas um dia depois de Elena Rybakina anunciar que Stefano Vukov estava de volta à sua equipe técnica, a WTA anunciou que… isso não pode acontecer. É que o treinador croata está temporariamente suspenso enquanto uma investigação por possíveis violações do código de conduta está acontecendo, segundo um porta-voz da entidade revelou ao The Athletic.

De forma prática, Vukov não conseguirá ter uma credencial para marcar presença em torneios da WTA, sendo que a Tennis Australia também não irá facilitar e não irá conceder acesso ao primeiro Grand Slam da temporada.

“A WTA confirma que Stefano Vukov está atualmente sob suspensão provisória enquanto se aguarda uma investigação independente sobre uma potencial violação do Código de Conduta da WTA. Como parte da suspensão provisória, o senhor Vukov não é elegível para obter uma credencial da WTA neste momento. Embora a WTA normalmente não comente sobre investigações em curso, acreditamos que é necessário esclarecer esta questão devido às recentes declarações públicas que deturpam a situação. Não forneceremos mais detalhes neste momento”, compartilhou o porta-voz à referida fonte.

Leia também:

Como Alcaraz está mudando o lançamento da bola no serviço… com uma minicesta de basquete
Rybakina anuncia regresso de ex-treinador acusado de abuso psicológico
João Fonseca supera britânico, conquista nona vitória consecutiva e vai à final em Camberra

Foram feitas denúncias sobre a conduta do treinador, entre abuso psicológica e uma postura muito dura e intensa dentro da modalidade. Rybakina declarou que não sentiu qualquer comportamento abusivo e acabou mesmo contratando Vukov novamente, isto depois de terem cortado uma ligação de cinco anos em vésperas do US Open no ano passado. A cazaque contratou os serviços de Goran Ivanisevic para esta temporada.

Ainda de acordo com o The Athletic, a investigação está em fase final e resultado poderá ser divulgado nos próximos dias.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt