Rybakina e os performance byes: “Não faz sentido a número 1 não ter um bye”
O retorno dos byes de performance ao circuito WTA é um tema que tem gerado muita discussão. Foi algo inesperado e que revoltou algumas das melhores jogadoras do mundo, que ficaram prejudicadas por isso. Elena Rybakina foi uma delas. A cazaque até desistiu de Tóquio e agora falou abertamente sobre o assunto no WTA 1000 de Pequim.
“Em Tóquio, não estava feliz. Não fui informada sobre o bye de performance. O que estava escrito era que em Tóquio haveria entre quatro e seis byes de performance. O que não estava claro era se eles se somariam aos outros ou se substituiriam alguns. Aqui a regra é diferente e foi melhor explicada”, compartilhou.
Rybakina explicou claramente o que a deixou mais revoltada. “Não acho que tenha sido bom introduzir essa regra apenas no final da temporada, porque tivemos muitos torneios como este. Não faz sentido a número um do mundo não ter um bye. Isso é algo a ser discutido com as jogadoras e a regra para o futuro deve ser esclarecida, porque não foi cumprida durante quatro anos, e é por isso que muitas tenistas, especialmente as mais jovens, não sabiam. Não é tão difícil explicar como funcionará, por isso muitas jogadoras não estão satisfeitas”, afirmou.