Ruud muda o chip e vai ter calendário mais leve para se focar nos grandes torneios

Ruud muda o chip e vai ter calendário mais leve para se focar nos grandes torneios

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 5, 2023

Durante as últimas temporadas, vimos muitas vezes Casper Ruud a competir praticamente todas as semanas. Foi dessa forma que sustentou a sua subida no ranking, ao ponto de ter estado muito perto de ser número um do Mundo. No entanto, o norueguês vai mudar essa abordagem em 2023, focando-se mais nos grandes torneios. Antes de mais, tem uma pré-temporada planeada… para depois do Australian Open.

“Em fevereiro não há torneios importantes, pelo que vou aproveitar para treinar o meu físico e utilizar esse mês como uma pré-época, que normalmente faria em dezembro. Desta vez aconteceu muita coisa em dezembro, incluindo a viagem pela América do Sul com Nadal”, explicou.

E Ruud explica o porquê de seguir este caminho. “O Australian Open será o meu último torneio antes de tirar um descanso da competição. Quando fizer a mudança, a temporada encurta para oito meses e meio, é suficientemente grande. Num ano normal de ténis, se jogares um torneio a cada mês, a temporada é dez meses e meio. Não é nada saudável para o corpo”, sustentou.

Por isso mesmo, vai apontar o foco aos principais torneios. “Será emocionante ver se corre bem, mas vale a pena pelo menos tentar. Quando Indian Wells arrancar no início de março, vou estar preparado para um novo ano. Será bom partir o ano dessa maneira. Consegui mostrar que posso render ao mais alto nível e vou centrar-me ainda mais nos grandes torneios”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt