Rússia brilha no WTA: Samsonova e Alexandrova campeãs em Tóquio e Seul

Rússia brilha no WTA: Samsonova e Alexandrova campeãs em Tóquio e Seul

Por José Morgado - setembro 25, 2022

Numa temporada em que se viram impedidas de competir em Wimbledon — e de jogar em qualquer torneio em representação do seu país — depois de verem a Rússia invadir a Ucrânia, as tenistas russas estão a mostrar que está aí uma nova geração de talentos que pode dominar o ténis nos próximos anos, como já aconteceu num passado não muito distante, com Maria Sharapova, Anastasia Miskyna, Elena Dementieva, Dinara Safina, Svetalan Kuznetsova, Nadia Petrova… entre outras.

Este domingo, os dois títulos WTA… foram para a Rússia, com Liudmila Samsonova a triunfar no WTA 500 de Tóquio, na capital do Japão, e Ekaterina Alexandrova a ser a mais forte no WTA 250 de Seul, capital da Coreia do Sul.

Em Tóquio, Samsonova confirmou o seu incrível momento de forma ao vencer um 17.º encontros nos últimos 18. Na final do torneio japonês, a número 30 do Mundo derrotou chinesa Qinwen Zheng, 36.ª WTA e uma das revelações da época, por 7-5 e 7-5, num encontro em que foi mais forte nos momentos decisivos. É o quarto título de Samsonova, terceiro nos últimos dois meses!

Já em Seul, numa final entre as duas primeiras cabeças-de-série, Ekaterina Alexandrova, 24.ª WTA, brilhou para derrotar a letã Jelena Ostapenko, 19.ª  e campeã da prova em 2017, por 7-6(4) e 6-0, confirmando uma semana perfeita. É o terceiro título WTA da russa, segundo em 2022.

As duas tenistas vão agora subir para as suas melhores classificações de sempre: Alexandrova para o 21.º posto WTA e Samsonova para o 23.º.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com