Rune viaja meio mundo em apenas 12 dias: são mais de... 22 mil quilómetros!

Rune viaja meio mundo em apenas 12 dias: são mais de… 22 mil quilómetros!

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 9, 2022
rune

A vida de um tenista implica viagens constantes e, por vezes, autências odisseias pelo Mundo fora. No entanto, há quase sempre hipótese de fazer um planeamento que permita estar dentro do mesmo raio para uma série de torneios, algo que Holger Rune rejeitou para ter uma sequência verdadeiramente louca nos próximos dias, com o objetivo de encontrar a melhor forma no meio de um mau arranque de temporada.

O jovem dinamarquês, número 88 do ranking ATP, esteve a disputar o ATP 250 de Córdoba, na Argentina, seguiu para Buenos Aires e agora faz as malas para jogar, na próxima semana, o ATP 250 de… Marselha, em França. Até aí, tudo relativamente normal porque poderia querer dizer que deixava a terra batida sul-americana para apostar no piso rápido indoor, mas Rune volta depois a entrar no avião para regressar… a Santiago do Chile, onde vai jogar o ATP 250.

Contas feitas, estamos a falar de mais de 22 mil quilómetros e 30 horas de voos, algo que pode pesar naturalmente nas pernas de um jogador de apena 18 anos, ainda com poucas rotinas do circuito ao mais alto nível. A juntar-se a isso está o facto de mudar de superfície várias vezes, o que pode complicar-lhe ainda mais a vida.

Na verdade, é uma forma de Rune tentar descobrir aqui os melhores resultados, isto numa altura em que soma por derrotas todos os encontros que fez em quadros principais do ATP Tour em 2022: três em piso rápido e duas em terra batida. Será que estas aventuras vão resultar?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt