Rune e 'rivalidade' com Alcaraz: «Não gosto de ser o segundo melhor»

Rune e ‘rivalidade’ com Alcaraz: «Não gosto de ser o segundo melhor»

Por José Morgado - novembro 19, 2021

Holger Rune, de 18 anos, nasceu uma semana antes de Carlos Alcaraz e os dois, para além de bons amigos, são também os dois melhores tenistas do Mundo — por larga margem — a terem nascido em 2003. O dinamarquês foi melhor júnior do que o espanhol, mas Alcaraz está vários degraus à frente no circuito ATP, já tendo conquistado um título e entrado no top 40. Rune, à porta do top 100, acredita que poderá ter uma boa rivalidade com Alcaraz e não está disposto a ser… o segundo melhor.

Muitas pessoas estão a falar de nós como se fosse a nova rivalidade Federer-Nadal. Sim é possível. Competimos desde pequenos e sempre tivemos boas lutas. Ele está à minha frente agora, com um pouco mais de experiência no ATP Tour do que eu. No próximo ano, vou jogar ATP Tour regularmente e quero ter a mesma experiência. Portanto, com certeza que teremos muitos outros encontros bons um contra o outro”, assegurou, antes de falar das recentes NextGen Finals. “Foi muito inspirador jogar essa prova e defrontá-lo. Sinto que sou disciplinado, mas acho que o Carlos é ainda mais disciplinado agora do que eu. Um pouco mais maduro. Foi assim nos juniores nalguns momentos, ele estava um pouco à frente, mas eu depois acabei por cima. Não gosto muito de ser o segundo melhor”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt