Román Burruchaga, nova promessa argentina, é amigo de Alcaraz e filho de uma lenda do futebol

Román Burruchaga, nova promessa argentina, é amigo de Alcaraz e filho de uma lenda do futebol

Por José Morgado - fevereiro 7, 2024

Román Andrés Burruchaga, de 22 anos, brilhou nesta terça-feira ao final da noite ao vencer o seu primeiro jogo da carreira no circuito da ATP e logo às custas daquele que tem sido o grande jogador argentino desde o ‘desaparecimento’ competitivo de Juan Martín Del Potro, Diego Schwartzman. Mas o nome deste jovem não é desconhecido do público de outro esporte bem popular na Argentina. É que Burruchaga é filho de Jorge Burruchaga, famoso jogador de futebol argentino que foi campeão do mundo ao lado de Diego Armando Maradona no México’86.

Jorge esteve presente em todos os jogos do filho no ATP 250 de Córdoba — já venceu três duelos, desde o fim de semana do qualificatório — e deve voltar a marcar presença nesta quinta-feira para o jogo da segunda rodada diante do alemão Yannick Hanfmann, onde Burruchaga quer continuar a fazer história.

Burruchaga já tinha sido notícia durante o ATP 250 de Buenos Aires, em 2023, recebeu ingressos durante toda a semana para assistir aos jogos de Carlos Alcaraz no box do espanhol, com o qual mantém uma relação próxima de amizade.

Alcaraz convidou e deu bilhetes a amigos argentinos do tempo de juniores para os seus encontros

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt