Roland Garros estreia mecanismo para proteger jogadores do 'hate' das redes

Roland Garros estreia mecanismo para proteger jogadores do ‘hate’ nas redes sociais

Por José Morgado - maio 22, 2023
roland garros redes sociais
André Ferreira/FFT

Excelentes notícias: Roland Garros vai estrear durante as próximas semanas uma ferramenta de inteligência artificial capaz de moderar os comentários de ódio em direção aos jogadores que participarem no torneio. Um mecanismo bem-vindo em uma modalidade em que os jogadores são constantemente hostilizados, especialmente por parte de apostadores.

A tecnologia protege as contas de todos os jogadores no sorteio principal e as contas oficiais da Federação Francesa de Tênis (FFT) e do Roland Garros, com proteção disponível antes do torneio e por alguns dias depois. Para fazer uso da tecnologia, que regula os comentários públicos feitos no Facebook, Instagram e Twitter em particular, os jogadores apenas precisam escanear um QR Code antes de se conectar às suas contas de mídia social. Por motivos de GDPR, as mensagens privadas não serão moderadas.

Leia também:

A Bodyguard.ai, empresa desenvolvedora do software, fornecerá aos organizadores relatórios diários (número de mensagens recebidas, número de mensagens excluídas, etc.), alertará em tempo real no caso de um ataque identificado e até mesmo – a pedido da FFT – fornecerá trechos de mensagens e as identidades dos culpados no caso de ações legais.

“É ótimo para o bem-estar mental dos jogadores”, disse a diretora do torneio, Amelie Mauresmo. “Isso limpa a mente e ajudará todos a ter um pouco mais de liberdade na quadra”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt