Roger Federer é o melhor a lidar com a pressão nos jogos de serviço
É apaixonado por estatísticas? Então vai adorar este vídeo. O departamento de comunicação e análise do ATP World Tour fez um estudo aos jogos de serviços do top-8 da hierarquia mundial masculina em situações de maior pressão, nomeadamente quando o encontro está empatado a 30-30. Roger Federer é quem melhor controla a situação e Rafael Nadal o jogador que mais vezes acaba por sofrer o break.
A análise foi feita tendo em conta os encontros realizados tanto em 2015 como nos primeiros dois meses deste ano. Em, os oito primeiro classificados do ranking mundial vencem o ponto seguinte em 79% das vezes quando o marcador assinala 30-30, onde um descuido pode ser fatal. A liderar a lista está Roger Federer, que vence incríveis 86% dos pontos seguintes ao 30-30, e o fundo é ocupado por Rafael Nadal, que não vai além dos 71%.
Pois bem, e se o espanhol não é tão feliz a vencer os pontos, naturalmente acabará por não ter muita sorte a fechar os jogos. Nadal venceu apenas 45% dos seus jogos de serviço depois de uma situação de 30-30, um número “superado” apenas pelo registo de Tomas Berdych, que não vai além dos 44%. Uma vez mais, Federer lidera a tabela, vencendo 58% dos jogos e serviço num cenário em que a média é de 52%.
Mas chegando a uma situação de 40-30 favorável a quem serve, as estatísticas dizem que há 93% de probabilidades de esse jogador vencer mesmo o jogo de serviço. Nos últimos 14 meses, Novak Djokovic fixou o seu valor nos 97%, e o fim da lista neste campo pertence a David Ferrer e a Kei Nishikori, com 91%, o que prova uma vez o domínio do sérvio na temporada transata.
Veja aqui o resto das estatísticas: