This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Robin Söderling diz adeus definitivo ao circuito profissional
Robin Söderling, duas vezes finalista de Roland Garros, colocou esta quarta-feira um ponto final à sua carreira de tenista profissional. O sueco de 31 anos anunciou o seu abandono do circuito ATP World Tour num comunicado enviado aos jornalistas locais, apontando a infeção viral da mononucleose, que contraiu há cerca de quatro anos, como o grande motivo desta decisão.
“Decidi terminar a minha carreira como tenista profissional. Em 2011, não me apercebi logo da gravidade da doença. Cometi o erro de continuar a treinar e a competir com o vírus no meu corpo e a doença tornou-se mais forte”, confessou Söderling, que padece da doença desde o torneio de Bastad em 2011, realizado em julho.
“Desde essa altura que tenho tentado recuperar totalmente. Com a doença tem sido impossível treinar e competir a cem por cento e sinto a necessidade de descansar sempre que faço qualquer esforço físico. Por vezes sentia-me tão mal que não podia sequer sair da cama”, admitiu o campeão de 10 títulos ATP, que já não competia precisamente desde que venceu a edição de 2011 do Swedish Open, em Bastad.
“No último ano, a minha saúde melhorou e fui capaz de aumentar a minha carga de exercícios, mas depois das sessões sentia que a minha recuperação não era aquela que eu desejava. Houve tempos em que acreditei que podia regressar ao circuito, mas apercebi-me que não seria capaz de voltar a jogar ao nível que exijo a mim próprio”, rematou o jogador natural de Tibro.
Söderling pertenceu ao lote dos cinco primeiros da hierarquia ATP em novembro de 2010, tendo atingido a quarta posição. Para além disso, o sueco ficou conhecido, em 2009, por ser o primeiro jogador a bater Rafael Nadal, nove vezes vencedor em Roland Garros, na terra batida do segundo torneio do Grand Slam da temporada. Nessa altura, Söderling derrotou Nadal nos oitavos de final, em quatro partidas.
- Categorias:
- Não categorizado