Relembre os nove confrontos entre Sinner e Medvedev antes da final do Australian Open

Relembre os nove confrontos entre Sinner e Medvedev antes da final do Australian Open

Por Marcela Linhares - janeiro 27, 2024
Jannik Sinner Daniil Medvedev
Divulgação/China Open

Pensando na final masculina do Australian Open que vai contar com Daniil Medvedev enfrentando Jannik Sinner pela décima vez, nada melhor do que relembrar os nove confrontos anteriores entre os dois.

O russo tem o dobro de vitórias no confronto direto (6 a 3), mas Sinner venceu… os três últimos encontros. Precisamos voltar para 2020 quando tivemos o primeiro duelo entre o russo e o italiano. Em partida válida pelas oitavas de final do ATP de Marseille, Medvedev, que disputava o evento como principal cabeça de chave, levou a melhor vencendo Sinner de virada.

No ano seguinte, os dois se reencontraram no mesmo torneio francês e que acabou contando novamente com a vitória do russo. No final da temporada, no consagrado ATP Finals, o duelo foi mais interessante. Sinner estava disputando o torneio pela primeira vez ao entrar como alternate e acabou sendo superado em partida que começou com um pneu de Daniil, que viria a ser campeão daquela edição, e acabou com dois tiebreaks.

Dominante no confronto direto contra o italiano até então, Medvedev venceu também os três confrontos seguintes sendo um em 2022 no ATP de Viena e duas partidas em 2023 – ambas em final – no ATP de Viena e no Masters 1000 de Miami.

 

Apesar de tudo isso, de setembro da temporada até o momento, parece que tudo mudou. Desde que foi campeão do Masters no Canadá, Sinner vem mostrando grande ascensão na carreira e isso ficou visível não só em quadra, mas também no confronto direto contra o russo.

Leia também:

Sabalenka repete o que só Serena conseguiu fazer no Australian Open nos últimos 20 anos
Djokovic deixa aviso à concorrência: “Esta derrota não significa o princípio do fim”
[VÍDEO] A devolução (não intencional) que pode ter resolvido o confronto entre Medvedev e Zverev

Em setembro, quando os dois se enfrentaram na decisão do ATP 500 de Pequim, o jovem italiano enfim saiu do zero e conseguiu uma vitória contra o ex-número 1. Seguindo o embalo, os dois voltaram a se encontrar na final do ATP de Viena e Sinner diminuiu a desvantagem no duelo contra o russo.

 

No confronto mais recente entre os dois, realizado no ATP Finals, Jannik Sinner anotou a terceira vitória consecutiva contra o russo na semifinal ao garantir, o que naquela época, seria a maior final da carreira – quando foi superado por Novak Djokovic na decisão.

PLACARES DOS NOVE CONFRONTOS ENTRE SINNER E MEDVEDEV

A GRANDE FINAL

Neste domingo (28), esta história vai ter seu décimo capítulo sendo escrito valendo o título do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Isso pode representar o segundo título de Major para Medvedev desde que foi campeão do US Open em 2021 como também pode marcar o grande momento do italiano que, se for campeão, vai alcançar o primeiro e maior troféu da carreira em um Slam. A partida está programada para iniciar a partir das 5h30 no horário de Brasília.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.