Relembre confrontos entre Swiatek e Sabalenka, que se enfrentam na final em Madrid

Relembre confrontos entre Swiatek e Sabalenka, que se enfrentam na final em Madrid

Por Thomas Alencar - maio 6, 2023
Iga Swiatek e Aryna Sabalenka
Divulgação/Porsche Tennis Grand Prix

Neste sábado (06), a acontece e grande decisão do WTA 1000 de Madrid entre Iga Swiatek, número 1 do mundo e Aryna Sabalenka (2ª da WTA), às 13h30. Será o oitavo duelo entre as duas atletas, enquanto a polonesa mantém um histórico positivo de 5-2.

Será a terceira final entre as duas melhores jogadoras do mundo, sendo a segunda seguida, já que se enfrentaram na decisão em Stuttgart há algumas semanas, com vitória da Swiatek por 2 a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.

O primeiro duelo entre as duas atletas ocorreu em 2021, na primeira rodada do WTA Finals. Sabalenka, na época número 1 do mundo, venceu Swiatek (5ª da WTA) por 2 a 0, com parciais de 2-6, 6-2 e 7-5.

A partir daí, cinco confronto seguidos em 2022. O primeiro ocorreu nas quartas de final em Doha, onde a polonesa venceu a primeira por 2 a 0, com parciais de 6-2 e 6-3. Na final de Stuttgart, a Swiatek chegou para o confronto como líder da WTA, onde honrou a liderança e venceu com tranquilidade por 2 a 0, com duplo 6-2, em apenas 1h23 de jogo.

Em seguida, foram três partidas em sequência nas semifinais, em Roma, no US Open e no WTA Finals. Nos primeiros duelos, vitórias da Swiatek. Na capital italiana, derrotou a belarussa de forma arrasadora por 2 a 0, com parciais de 6-2 e 6-1. Nos Estados Unidos, a situação mudou, mas saiu com outro resultado positivo, desta vez, por 2 a 1, com parciais de 3-6, 6-1 e 6-4.

A última vitória da Sabalenka no confronto direto ocorreu no penúltimo duelo, onde saiu vencedora por 2 a 1, com parciais de 6-2, 2-6 e 6-1, em 2h07 de partida. Na sequência, acabou sendo derrotada na decisão para Caroline Garcia.

Me formei em jornalismo em 2017. No ano seguinte, trabalhei com assessoria política e logo em seguida, entrei para o portal VAVEL Brasil. Alguns meses depois, tornei-me coordenador da editoria Nordeste e Rio de Janeiro. No início de 2023, entrei para o site Bola Amarela, que é especializado na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.