REI da 'terra' continua a reinar. Nadal bate Thiem e conquista 30.º Masters 1000 da carreira em Madrid
MADRID. ESPANHA. Rafael Nadal, número cinco do ranking mundial, continua sem conhecer o sabor da derrota em terra batida na presente temporada. O maiorquino derrotou o austríaco Dominic Thiem, número nove ATP, por 7-6(8) e 6-4, e conquistou o Masters 1000 de Madrid, em Espanha, pela quinta vez, depois de o ter feito também nas épocas de 2005 (ainda em piso rápido), 2010, 2013 e 2014, já aqui na Caja Mágica.
Num dos melhores encontros da temporada em terra batida, entre os dois melhores jogadores do ano sobre a superfície, até foi Dominic Thiem a começar melhor, com um break madrugador que o colocou a vencer por 3-1. Só que Nadal, como sempre nos habituou, reagiu a tempo de devolver o break quase de imediato e passar para a frente do marcador. Domi nunca desistiu, salvou (com estilo) três set points a 4-5 0-40 e forçou o primeiro parcial a ir a um tiebreak (de luxo!), ganho pelo maiorquino por 10-8. O espanhol precisou de cinco set points, depois de salvar… dois!
O segundo set foi diferente, mas igualmente equilibrado e bem jogado. Nadal entrou mais intenso, fez o break de entrada e não voltou a perdê-lo, apesar de ter enfrentado um pontos de break no último jogo, quando serviu para o encontro. Nadal serviu bem nesses momentos e fechou com mais um grande ponto, concluindo com um volley, em queda… de joelhos, em celebração.
Com este título, Nadal continua invicto no pó de tijolo em 2017, uma vez que se sagrou igualmente vencedor do Masters 1000 de Monte Carlo, no Mónaco, e no ATP 500 de Barcelona, em Espanha. Este é também o 72.º título do currículo do espanhol e o 30.º em provas de categoria Masters 1000, somando já 15 vitórias consecutivas.
Quanto ao ranking ATP, Nadal vai ascender esta segunda-feira à quarta posição da tabela mundial, ultrapassando Roger Federer, sem jogar desde Miami, que cai para o quinto posto.