Rafael Nadal: «Já perdi muita da velocidade e energia que tinha antes»

Rafael Nadal: «Já perdi muita da velocidade e energia que tinha antes»

Por José Morgado - agosto 14, 2018

Rafael Nadal, número um mundial e campeão em Toronto, onde ganhou o quinto título da sua temporada, admitiu que já não tem as mesmas qualidades de outros tempos, nomeadamente do ponto de vista físico, mas conta como tem colmatado essa situação impondo outras das suas virtudes.

“Tenho 16 anos de carreira. É claro que há coisas que hoje não faço tão bem como quando tinha 18 ou 19 anos. Estou mais velho, tenho menos energia e menos velocidade”, assumiu o espanhol de 32 anos, que decidiu não disputar o Masters 1000 de Cincinnati precisamente para se poupar para o US Open.

O maiorquino explica a forma como vê a sua carreira. “Vejo a minha carreira da mesma maneira que vejo o ténis. Tenho sempre melhorar algo. Nunca vou ao court para treinar, isso não existe. Vou para o court para melhorar algo. É essa a minha filosofia.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com