Rafael Nadal e Iga Swiatek são distinguidos como campeões do Mundo da ITF
Rafael Nadal e Iga Swiatek foram distinguidos pela ITF (Federação Internacional de Ténis) como os campeões do Mundo de 2022. A ‘culpa’ é do facto de ambos terem conquistado dois títulos do Grand Slam cada um em 2022, sendo que para a polaca este troféu é uma estreia, enquanto o espanhol o vence pela quinta vez, a primeira desde 2019.
Nadal fechou a época com os títulos do Australian Open e Roland Garros, além de também ter ganho no 250 de Melbourne e no 500 de Acapulco, com 39 triunfos e oito derrota, com 22-1 em Majors. Tudo isto lhe valeu o segundo lugar do ranking ATP, isto num ano novamente com vários lesões.
“Estou muito feliz por ser nomeado campeão mundial da ITF pela quinta vez. Quando ganhei o prémio pela primeira vez em 2008, não esperava ainda estar jogando em um nível tão alto 14 anos depois. Foi muito especial vencer o Australian Open pela segunda vez e, claro, ganhar Roland Garros. Estou muito grato pelo apoio da minha equipa e dos meus fãs em todo o mundo e já estou ansioso pela temporada de 2023”, afirmou Nadal.
Por seu turno, Swiatek dominou o circuito WTA em 2022, com oito títulos, 67 vitórias, nove derrotas e a liderança absoluta do ranking WTA. “Este foi um grande ano para mim, e prémios tão significativos mostram até onde cheguei. Não teria acontecido sem a minha equipa, a minha família e os meus fãs da Polónia e de todo o mundo. Considerem o nosso prémio conjunto pelas incríveis aventuras no court este ano”, destacou a polaca.