Quem é o fisioterapeuta de Sinner e qual a justificativa aceita para inocentar o italiano?

Quem é o fisioterapeuta de Sinner e qual a justificativa aceita para inocentar o italiano?

Por José Morgado - agosto 20, 2024

Foi uma verdadeira bomba que caiu de forma absolutamente surpreendente no mundo do tênis. Jannik Sinner, número 1 do mundo e campeão do Masters 1000 de Cincinnati nesta segunda-feira — o quinto título da sua temporada –, testou duas vezes positivo durante o mês de março (uma durante o Masters 1000 de Indian Wells e outra na semana seguinte) para uma substância proibida, o ‘clostebol’, e esteve suspenso preventivamente da modalidade por duas ocasiões sem que ninguém tivesse qualquer conhecimento.

O tenista italiano alegou que a substância foi encontrada no sangue depois de ter sido contaminado pelo seu fisioterapeuta, Giacomo Naldi, um integrante da sua equipe que trabalha com Sinner desde 2023 depois de alguns anos como fisio de equipes profissionais de basquete e vôlei na Itália. Segundo a defesa de Sinner, que acabou por ser acolhida por um tribunal, Naldi utilizou uma pomada chamada Trofodermin, que contém clostebol e que é vendida em poucos países da Europa. Itália é, aliás, um dos poucos países onde esta pomada é vendida, o que justifica que grande parte dos casos de clostebol em atletas profissionais esteja ligado… ao país.

Naldi utilizou a pomada para cicatrizar uma ferida num dedo e nessa semana massageou várias vezes Sinner sem luvas. Como Jannik também tinha feridas abertas, a pomada proibida entrou na corrente sanguínea do agora número 1 da ATP através dessas massagens e tal situação acabou ‘descoberta’ num controle antidoping.

O fisioterapeuta de Sinner garantiu que não fazia ideia de que a referida pomada tinha substâncias proibidas, mas a imprensa italiana coloca essa teoria em causa, uma vez que não só a pomada tem escrita de forma bem visível a palavra ‘doping’ como Naldi trabalhou numa modalidade — o basquete — que teve vários jogadores suspensos devido a esta mesma substância.

doping

A verdade é que um tribunal independente acreditou nas provas apresentadas por Sinner, que tiveram como sustentação principal o fato de Sinner ter doses absolutamente residuais de clostebol no sangue, das quais nem sequer poderia beneficiar esportivamente em competição…

Sinner vai perder todos os pontos e dinheiro de Indian Wells mas não tem número 1 em risco

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com