This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Projeto social transforma vidas de crianças e jovens de Paraisópolis através do tênis
O Tênis para Todos Paraisópolis, projeto de ação continuada que tem como objetivo a democratização do acesso ao esporte visando fomentação, desmitificação e até mesmo a ampliação da prática do esporte, iniciou nesse mês o quinto ano de atuação na segunda maior comunidade de São Paulo.
Seu início aconteceu em 2018 pelo Instituto Cades e, desde então, já beneficiou cerca de 2500 crianças e jovens entre seis e 14 anos nas quatro primeiras edições. Nesse ano, o Tênis para Todos Paraisópolis prevê 550 atendimentos a alunos da EMEF Dom Veremundo Toth e do CEU Paraisópolis.
O projeto conta com oferta de oficinas de iniciação e apresentação do tênis para alunos da rede pública de ensino com planejamento de aulas e conteúdos que contam com exercícios de convivência, habilidades cognitivas, raciocínio lógico e análise, jogos a palestras e rodas de conversa com conteúdos relacionados aos objetivos de desenvolvimento da ONU. Além disso, também possui passeios culturais esportivos, oficinas bimestrais e a Rede de Proteção Social. Todo material recebido utilizado nas atividades pedagógicas são doados às escolas.
A Rede de Proteção Social foi criada no quarto ano do projeto com objetivo de identificar crianças em alto risco de vulnerabilidade social e buscar auxiliar famílias em sua estruturação – acolhendo e fazendo os encaminhamentos necessários ao lado de parceiros integrados. Sua atividade começou em setembro do ano passado e já atendeu 60 crianças.
“A vivência e o conhecimento do território adquiridos durante esses anos de projeto possibilitaram a implementação da Rede e aumento do impacto social, onde o esporte é a ferramenta para a melhoria da qualidade de vida em todos os sentidos“, destaca Ana Cristina Amaro, presidente do Instituto Cades.
- Categorias:
- Brasil