Primeiro-ministro australiano diz que Djokovic só entra no país se estiver vacinado

Primeiro-ministro australiano diz que Djokovic só entra no país se estiver vacinado

Por José Morgado - dezembro 9, 2021
epa09583433 Novak Djokovic of Serbia returns to Casper Ruud of Norway during their match at the Nitto ATP Finals in Turin, Italy, 14 November 2021. EPA/Alessandro Di Marco

O primeiro ministro da Austrália garantiu que Novak Djokovic não será tratado de forma especial e terá mesmo de provar que está vacinado para poder entrar no país. O tenista sérvio, que não revela se está vacinado, encontra-se entre os inscritos para o Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, que se disputa já em janeiro.

“Não há regras especiais para os tenistas nem para ninguém”, assegurou Scott Morrison, em declarações à Sky News. “Seguirá os mesmos requisitos que toda a gente para entrar na Austrália.”

Djokovic, número um do Mundo, está inscrito na edição de 2022 do Australian Open, mas continua sem revelar se vai ou não participar, tendo em conta a sua (conhecida) posição em relação às vacinas e a obrigatoriedade imposta pela organização do governo australiano de que todos os jogadores e equipas técnicas se apresentem no país com vacinação completa.

Se vencer o Open da Austrália, em Melbourne, entre 17 e 30 de janeiro, Djokovic torna-se no tenista com mais títulos em torneios do Grand Slam. Nesta altura o sérvio, Rafael Nadal e Roger Federer estão empatados no topo da lista de jogadores com mais majors, com 20 torneios cada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com