Preparador de Djokovic: «Perdeu finais no final de ano porque estava cansado»

Preparador de Djokovic: «Perdeu finais no final de ano porque estava cansado»

Por José Morgado - dezembro 10, 2018
Tennis – ATP Finals – The O2, London, Britain – November 16, 2018 Serbia’s Novak Djokovic during his group stage match against Croatia’s Marin Cilic  Action Images via Reuters/Tony O’Brien – RC1967DE7690

Gebhard Gritsch, preparador físico de Novak Djokovic que o sérvio repescou para a sua equipa técnica a meio deste ano, deu uma longa entrevista ao jornal austríaco — o seu país — ‘Kurier’ onde explicou algumas derrotas menos esperadas do sérvio no final desta temporada, nomeadamente nas finais de Paris (para Karen Khachanov) e Londres (com Alexander Zverev).

“O Novak jogou muitos encontros em pouco tempo e possivelmente esse foi o principal factor a culpar pelas derrotas do Djokovic tanto na final de Paris como de Londres. Ele acabou o ano muito cansado”, assegurou Gritsch.

O austríaco acredita que o principal responsável pelo ‘renascimento’ de Djokovic… é Marian Vajda. “Vajda é um grandíssimo treinador e uma pessoa muito tranquila. Ambos ajudamos o Djokovic em coisas diferentes e isso é chave para os êxitos do nosso pupilo. Ele terminou o ano como número um, ganhou dois Grand Slams mas sabemos as coisas que ele tem de melhorar”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt