Portugal nem sequer garantiu Grupo 1 mas ainda sonha... com as Davis Cup Finals

Portugal nem sequer garantiu Grupo 1 mas ainda sonha… com as Davis Cup Finals

Por José Morgado - setembro 16, 2018

A seleção portuguesa da Taça Davis ‘falhou’ este fim-de-semana a tentativa de garantir já a manutenção no Grupo 1 da Taça Davis, que terá de tentar assegurar a 19 e 20 de outubro, na receção à África do Sul, e complicou também o sonho de marcar presença na fase de qualificação para a primeira edição das Davis Cup Finals, a prova promovida por Gerard Piqué que foi aprovada pela ITF no mês passado.

Ora, a competição contará com uma fase de qualificação fevereiro do próximo ano, que contará com 24 equipas: as 4 derrotadas nos quartos-de-final do Grupo Mundial de 2018, as 8 vencedoras do Playoff do Grupo Mundial e mais 12 formações repescadas através dos rankings da prova: 6 da Europa, 3 das Américas e 3 da Ásia/Oceania.

Se Portugal conseguir manter-se no Grupo 1 — coisa que ainda não está garantida — e não descer muito no ranking — o que infelizmente poderá acontecer — a seleção lusa ainda tem chances de entrar nesse lote de seis equipas repescadas, até porque se prevê que pelo menos uma das equipas wild card diretamente qualificadas para as Finals sejam… europeias, abrindo mais um lugar.

A atualização dos rankings esta segunda-feira dará uma melhor ideia do que poderá acontecer.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com