Portugal defronta Ucrânia ou a Suécia no regresso à Taça Davis em 2018
Foi divulgado há momentos o sorteio da Taça Davis dos vários grupos, incluindo da zona euro-africana do Grupo I, onde Portugal irá competir na temporada de 2018. A equipa nacional falhou o acesso ao playoff neste fim-de-semana mas garantiu uma das quatro posições entre os cabeças-de-série, ficando assim isenta da primeira ronda, que se disputa a seguir ao Open da Austrália. Em abril, segue-se um duelo diante da Ucrânia ou Suécia, entre os dias 7 e 9 de abril.
O sorteio ditou que a seleção portuguesa, que tinha grandes probabilidades de jogar fora no regresso à Taça Davis, encontrasse o vencedor do confronto entre as equipas ucraniana, o que implica uma eliminatória fora de território português ou sueca, cujo país organizador será determinado por sorteio. Estas equipas são representadas por jogadores como Sergiy Stakhovsky ou Alexander Dolgopolov, no caso da Ucrânia – embora nenhum dos dois jogadores tenha vindo a Portugal, no confronto deste ano -, ou pelos jovens Elias e Mikael Ymer no caso da Suécia.
Recorde-se que, em caso de vitória na eliminatória, Portugal garante o acesso ao playoff do Grupo Mundial pela segunda vez consecutiva e a terceira vez na sua história. Aí, o adversário sairá do sorteio entre as equipas que saírem invictas do Grupo I e aquelas que cederam na primeira ronda do Grupo Mundial.