Portugal avança para as semifinais de W35 e W40 no Campeonato do Mundo de Veteranos
Um dia depois das seleções nacionais masculinas de M35 e M40 terem celebrado a passagem aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships), as equipas femininas dos mesmos escalões carimbaram o apuramento para as meias-finais no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
O conjunto de W35 foi o primeiro a atingir o objetivo. Em pleno Court Central, Portugal venceu os Estados Unidos da América nos singulares, com EkaterinaLopes (ex-136.ª WTA) a superar Kristen Anne Bleakley por 6-3 e 6-0 e a capitã Rita Freitas (campeã do mundo individual de W35 em 2022 neste mesmo palco) a selar o sucesso ao ultrapassar Stephanie Kusano Wallace com os parciais de 6-2 e 6-0.
Já sem interferência no resultado, Isabel Chorão e Magali De Lattre (antiga internacional portuguesa e 334.ª do ranking feminino) bateram Mariana Correa e Mariko Fritz-Krockow por 6-1 e 6-1. Portugal venceu a África do Sul (3-0), a Suíça (3-0) e os EUA (2-1) para terminar o Grupo D da Suzanne Lenglen Cup na primeira posição, a única que dava acesso às meias-finais.
As anfitriãs descansam na quarta-feira e no dia seguinte enfrentam a França, enquanto Itália e Alemanha discutem a outra meia-final. Há dois anos, a seleção nacional de W35 terminou a participação no Jamor com a medalha de bronze, resultado que assumiu querer superar de forma a marcar presença na final de sexta-feira.
A vitória em W40 teve contornos semelhantes, com a equipa portuguesa a solucionar o embate com a França nos dois encontros individuais. A capitã NeuzaSilva (ex-133.ª WTA e atual timoneira portuguesa da Billie Jean King Cup) abriu a eliminatória com uma vitória por 7-5 e 6-2 sobre Christelle Duglos, que evidenciou no Court 1 do Jamor o ténis artístico de outros tempos, e a esse resultado seguiu-se o triunfo de Inês Moura, mais suado, sobre Magalie Giraerd, com 7-5, 4-6 e 6-4. No par que fechou a fase de grupos, as visitantes reduziram a diferença graças ao triunfo de Anne-Valerie Evain e Magalie Girard sobre Catarina Ferreira e IsauraFaria por 6-2 e 7-5. Depois dos triunfos irrepreensíveis sobre a Hungria (3-0) e a Índia (3-0), a vitória contra a França (2-1) garantiu o primeiro lugar de Portugal no Grupo D da Young Cup.
Seguem-se as meias-finais, na quinta-feira, contra a Alemanha, com Espanha e Estados Unidos da América a discutirem a outra vaga na final.
Também esta terça-feira, mas no Club Internacional de Foot-Ball, a seleção masculina de M30 perdeu com a Índia por 2-1 depois de uma jornada com mais de 12 horas de ténis.
O primeiro encontro prolongou-se por mais de quatro horas e sorriu a Lakshit Sood, que venceu Ricardo Ramos por 7-5, 6-7(3) e 6-1, mas no segundo foi João Ferreira quem sorriu por último ao impor os parciais de 6-4, 5-7 e 6-2 a ChandrilSood. Com tudo igualado, o confronto decidiu-se no par e também aí o equilíbrio foi nota dominante, com os irmãos Sood a superarem João Ferreira e FIlipe Sustelo por 6-3, 3-6 e 12-10.
Portugal perdeu com a Alemanha por 3-0 e com a Índia por 2-1, pelo que terminou o Grupo A da Men’s 30 Cup na terceira e última posição. Segue-se, na luta pelo nono ao 12.º lugar, um embate com o Canadá, já esta quarta-feira, às 10h, no Court 5 do CIF.
Também a essa hora, mas no Jamor, Portugal discutirá os quartos de final de M35 (contra a Turquia, no Court 1) e de M40 (frente ao Cazaquistão, no Court Central).
O Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) realiza-se entre os dias 4 e 9 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, no Clube Escola de Ténis de Oeiras e no Club Internacional de Foot. Na semana seguinte, entre 10 e 17 de agosto, será jogada a prova individual (ITF World Individual Championships).