Plataforma que analisa mensagens de ódio a tenistas nas redes analisou 2,5 milhões de publicações

Plataforma que analisa mensagens de ódio a tenistas nas redes analisou 2,5 milhões de publicações

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 20, 2024
evolucao-tenis

As mensagens de ódio que os tenistas tantas vezes enfrentam nas redes sociais está sendo controlada por uma plataforma chama Threat Matrix, criada em conjunto por ITF, WTA, Wimbledon e a USTA, com o objetivo de agir sobre quem insulta, ameaça ou pressiona jogadores nas contas pessoais. O balanço do primeiro ano de atividade foi feito, com cerca de 2,5 milhões de publicações controladas.

Entre o que foi analisado, houve 12 mil posts ou comentários considerados abusivos, que foram apagados. Em casos extremos, aconteceram inclusive remoção de contas. Chegou-se à conclusão que 48% dos abusos eram motivados por apostas esportivas, sendo que 36 contas foram reportadas às autoridades.

Leia também:

McEnroe aposta em Djokovic no Australian Open e confessa receio sobre Alcaraz
João Fonseca tem adversário definido na semifinal do Next Gen Finals
Inacreditável! Mensik foi abordado para fazer teste antidoping… no meio do jogo com Fils

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt