Pedro Sousa bate espanhol rumo aos 'oitavos' na Finlândia
Pedro Sousa, número quatro português e 258.º do ranking mundial, entrou esta terça-feira com o pé direito no torneio challenger de Tampere, na Finlândia. O lisboeta de 28 anos carimbou o passaporte para os oitavos de final após uma vitória em parciais diretos na prova dotada de 42.500 euros em prémios monetários e que conta igualmente com o caldense Frederico Silva.
Num embate com a duração de quase duas horas, Sousa, a disputar o seu segundo torneio consecutivo desta categoria, bateu o mais cotado espanhol David Perez Sanz, número 236 da tabela classificativa ATP, pelos parciais de 7-6(6) e 6-3, colocando 76% de primeiras bolas e quebrando o serviço do opositor em cinco ocasiões.
Nos oitavos de final, Pedro Sousa vai encontrar o cazaque Aleksandr Nedovyesov, quinto cabeça de série e 222.º da hierarquia mundial, que cedeu apenas três jogos para seguir em frente. Este será o primeiro duelo entre ambos no circuito profissional.
Ainda esta terça-feira, Frederico Silva entra em ação para disputar a primeira eliminatória. O número três nacional e 257.º da tabela ATP tem pela frente o eslovaco Norbert Gombos, atual 299.º colocado mas ex-número 103 do Mundo em 2015. Mais tarde, Pedro Sousa junta-se ao caldense para a ronda inaugural da variante de pares. O par português defronta Vladimir Ivanov e Markus Kerner, oriundos da Estónia.