Pedro Sousa assume: «Gostava de ir aos Jogos Olímpicos»
A fazer a melhor época da sua vida, Pedro Sousa, atual 125.º do ranking ATP – a sua melhor classificação de sempre – já atingiu o seu principal objetivo para 2017: entrar pela primeira vez no top 150 do ranking mundial. A lisboeta de 29 anos, que disputou o qualifying do US Open e que na próxima semana joga o Challenger de Como, em Itália, foi entrevistado pelo Magazine do Comité Olímpico de Portugal e confessou que as suas ambições não ficam por aqui.
“Queria acabar o ano dentro do top 150 e felizmente já atingi esse objetivo. Mas ainda falta uns meses e vou tentar somar mais uns pontos”, confessou, antes de admitir as dificuldades que a vida de tenista acarreta. “Fazemos o que gostamos, corremos pelos nossos objetivos. Às vezes cansa mas já fazemos há tanto tempo que já estamos habituados.”
A menos de 100 pontos de distância do top 100 ATP, Pedro Sousa olha de forma legítima para o objetivo de estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, ainda que falte muito tempo para a competição. “Adoraria ir aos Jogos Olímpicos. O Gastão e o João foram ao Rio. Podem ir quatro por país e seria ótimo que em Tóquio pudéssemos ir quatro portugueses aos Jogos Olímpicos para jogar ténis.”
O lisboeta deixou ainda alguns concelhos para os mais jovens. “Trabalhem duro, ouçam os treinadores, não deixem de ir à escola e acreditem sempre que é possível. Não é nada fácil continuar a estudar e jogar a este nível, talvez as notas não venham a ser tão boas, mas é importante continuar.”