Pedro Sousa afasta cabeça de série em Turim no regresso ao circuito 'challenger'
Pedro Sousa, número quatro nacional e 391.º classificado da hierarquia mundial, carimbou este sábado o passaporte para a segunda ronda da fase de qualificação do evento challenger de Turim, Itália, ao eliminar na estreia o oitavo cabeça de série no seu regresso às provas desta categoria – primeira participação desde outubro de 2015, em Corrientes, Argentina.
Poucos minutos depois de Frederico Silva ter sucumbido na primeira eliminatória, Sousa seguiu um caminho distinto do compatriota e derrotou o jovem alemão Maximilian Marterer, de 20 anos e número 306 da tabela ATP, pelos parciais de 6-4 e 6-4, ao cabo de 81 minutos de duelo.
Na segunda de três rondas da fase de qualificação, Pedro Sousa tem pela frente o jogador italiano Adelchi Virgili, 736.º colocado do ranking mundial, que rubricou igualmente na estreia um triunfo em parciais diretos. Este será o segundo embate entre ambos, depois de o tenista local se ter superiorizado em 2010 no challenger de San Marino.
Ainda este sábado, o português Gonçalo Oliveira entra em ação para se estrear na competição. Oliveira, que habitualmente disputa torneios de nível future, tem pela frente o germânico Matthias Bachinger, ex-top 100 mundial. Gastão Elias, número dois português, entrou diretamente no quadro principal.