This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Os números que dão favoritismo a Nadal na terra batida
Basta olhar para os resultados, para os títulos e até para o ténis que Rafael Nadal engendra em court para perceber por que razão é aclamado rei da terra batida, mas não há como os números para confirmar e atestar o favoritismo que é dado ao espanhol de 32 anos sobre qualquer adversário quando pisa o pó-de-tijolo.
O ATP e a Infosys apresentam as estatísticas que estão por detrás dessa vantagem, pela calculadora do especialista Craig O’Shannessy, que trabalha na equipa de Novak Djokovic. Segundo O’Shannessy, o segredo está na resposta ao serviço primeiro e serviços. “Depois de devolver o serviço bem atrás da linha de fundo, avança imediatamente e coloca-se em posição para a troca de bolas”, analisou.
Os números que se seguem são o resultado de uma amostra de 20 encontros em terra batida nas últimas duas temporadas, tendo o campeão de 11 títulos em Roland Garros vencido 18 duelos e cedido apenas dois (frente a Dominic Thiem (Madrid 2018 e Itália 2017).
Resposta ao primeiro serviço:
Nadal: 84,1%
Adversários: 79,4%
Resposta ao segundo serviço:
Nadal: 90%
Adversários: 85,2%
Pontos conquistados no primeiro serviço do adversário:
Nadal: 44,7%
Adversários: 31,1%
Pontos conquistados no segundo serviço do adversário:
Nadal: 52,4%
Adversários: 33,2%
- Categorias:
- Não categorizado