Os incríveis números de Mensik como adolescente rumo ao título em Miami

Os incríveis números de Mensik como adolescente rumo ao título em Miami

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 31, 2025

São muitos os dados estatísticos relevantes que Jakub Mensik alcançou ao bater Novak Djokovic para conquistar o Masters 1000 de Miami. Não se tratou de passeio algum na final e também porque bateu Taylor Fritz nas semifinais. É que, juntando esse triunfo ao que somou contra Nole, aí estão vitórias seguidas contra jogadores do top 5.

Neste século, se olharmos para os teenagers, ou seja, com menos de 20 anos, só Carlos Alcaraz conseguiu somar múltiplas vitórias diante do top 5 no mesmo torneio, então quando superou Rafael Nadal (4º), Novak Djokovic (1º) e Alexander Zverev (3º) no Masters 1000 de Madrid em 2022. De resto, é o primeiro teenager a fazê-lo em quadra dura desde Michael Chang na Grand Slam Cup de 1991, quando o norte-americano bateu Jim Courier (2º) e Ivan Lendl (5º).

Por outro lado, também se tornou apenas no quinto sub-20 a bater Djokovic. Essa lista tinha Filip Krajinovic (18 anos), Carlos Alcaraz (19), Holger Rune (19) e Stefanos Tsitsipas (19) e agora aumenta com Mensik, também de 19 anos.

Leia também:

Sabalenka conquista WTA 1000 de Miami e amplia vantagem na liderança do ranking
As incríveis coincidências nas caminhadas rumo ao 100º título de Federer… e Djokovic
Vice-campeão do Rio Open é um dos destaques do ATP 250 de Marrakech; veja a chave

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt