Original 9 foram homenageadas no Australian Open: “Valeu a pena!”
Sete das jogadoras do grupo ‘Original 9’ que tornaram o tênis feminino profissional uma realidade foram homenageadas durante o Australian Open, grandeza tamanha que a Associação Feminina de Tênis (WTA) se prepara para comemorar o seu 50º aniversário em junho. As nove pioneiras assinaram contratos de um dólar em 1970 para formar o Circuito Virginia Slims que, três anos depois, deu origem ao WTA Tour.
“Queríamos tornar possível para qualquer menina neste mundo, se ela fosse boa o suficiente, ter um lugar para jogar”, contou Billie Jean King, uma das pioneiras do grupo, ao site do Australian Open. “É por isso que começamos a WTA três anos depois, queríamos ter uma voz, queríamos garantir a proteção das jogadoras.” King conquistou seu primeiro e único título de simples do Australian Open há 55 anos, quando tinha 23.
A carismática Rosie Casals concordou. “Eu diria que tomamos a decisão certa quando agora vemos o que aconteceu. Estamos muito satisfeitas com isso”, disse Casals, enquanto Kristy Pigeon acrescentou que fazer parte do momento de mudança foi um feito incrível. “Me sinto muito orgulhosa… esperávamos ter um efeito fantástico, mas não tenho certeza se percebemos que seria tão bom quanto foi”, disse a australiana Judy Dalton, uma das 9 originais. “Acho que conseguimos isto provavelmente por causa do companheirismo e camaradagem, ajudando umas às outras porque era isso que tínhamos que fazer. Era a única forma que podíamos fazer aquilo que fizemos – foi uma jornada difícil, mas foi maravilhosa. Foi muito valioso.”