Oliveira, Deus e Barbosa eliminados em Espanha
Gonçalo Oliveira, número 796 do ranking mundial, Nuno Deus, 1053.º colocado do ATP World Tour, e Romain Barbosa, 636.º, foram derrotados esta terça-feira na primeira eliminatória do torneio Future disputado em Madrid, Espanha, e que distribui pelos jogadores um total de 10 mil dólares em prémios monetários.
Oliveira, de 20 anos e a disputar a segunda prova consecutiva em solo espanhol, não conseguiu contrariar o favoritismo teórico do primeiro cabeça-de-série da competição e cedeu na estreia perante o espanhol Oriol Roca Batalla, número 248 da tabela classificativa, pelos parciais de 6-4 e 6-2.
Quanto a Nuno Deus, de 19 anos, o jovem português oriundo da fase de qualificação foi afastado pelo também espanhol Carlos Boluda-Purkiss, oitavo pré-designado do evento e 567.º do Mundo, por 6-4 e 6-2. Recorde-se que Deus atingiu os quartos-de-final da prova espanhola de Alcala de Hanares, realizada na semana passada, alcançando pelo caminho uma das melhores vitórias da carreira.
O luso-belga Romain Barbosa, de 20 anos e pupilo de Pedro Felner, saiu igualmente derrotado por um jogador pertencente ao lote de cabeças-de-série. Barbosa foi travado pelo tenista local Juan-Samuel Arauzo-Martinez, sétimo favorito ao triunfo final e número 523 ATP, por equilibrados 6-4, 6-7(5) e 6-4.
Na variante de pares, os quatro jogadores portugueses presentes estão nos quartos-de-final da competição. Nuno Deus e Henrique Sousa bateram na ronda inicial Samuel Ribeiro Navarrete e Denis Yevseyev, por 6-3 e 6-4; Gonçalo Oliveira e o chinês Zhizhen Zhang ultrapassaram Carlos Gomez-Herrera e Matthew Short, pelos parciais de 7-6(5) e 6-3; e Romain Barbosa e o francês Mick Lescure – terceiros pré-designados – afastaram Alexandre Folie e Matthieu Roy, por 6-2 e 7-6(1).