This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O que significa o "love" na pontuação do ténis?
Se é fã de ténis, de certeza que já ouvi milhares e milhares de vezes a palavra “love” durante um encontro. Não, o objetivo deste desporto não passa (só) por promover o fairplay e o amor mútuo, mas a palavra love faz parte do sistema de pontuação há séculos, mas se calhar nunca ninguém pensou numa questão bastante pertinente: porquê?
Fifteen-love, thirty-love, forty-love, love game. Todo o sistema de pontuação do ténis suscita sempre bastantes perguntas, mas vamos deixar isso para outro artigo e direccionar todas as nossas questões para a palavra love, que em português significa nada mais, nada menos que amor.
A teoria mais vista na internet e nos livros da história do desporto tem curiosamente (já que estamos a poucos dias de Roland Garros) os franceses como protagonistas: antigamente, em França, um ovo era geralmente símbolo de que uma pessoa não tinha nada em sua possa. Ora, ovo em francês diz-se l’oeuf, o que conta com uma fonia bastante semelhante à palavra love.
Quando os franceses ditavam a sua pontuação no ténis, utilizavam naturalmente a expressão l’oeuf para simbolizar o zero, algo que depois a comunidade internacional adotou e alterou para love. Essa expressão já não é utilizada em França, mas foi algo que ficou no sistema de pontuação no ténis até aos dias de hoje.
Há também quem diga que…
Uma boa teoria que se preze tem geralmente pessoas que a defendem, pessoas que discordam e também pessoas que surgem com outra teoria. Algumas opiniões relativamente à pontuação “love” apoiam-se numa expressão holandesa: “iets voor lof doen”.
Em tradução livre para inglês, a expressão significa “play for nothing but love” (joga por nada a não ser amor) e remonta ao século XVII. Na altura, dizia-se que as pessoas gostavam tanto de jogar ténis que, mesmo que não tivessem ganho qualquer ponto em um determinado jogo (15-0, 30-0,…), tinham ainda algo que as movia a jogar sempre mais um ponto: o amor (love) pelo desporto. É bonito.
- Categorias:
- Fora de Linhas